OSTEOPOROSE, VOCÊ JÁ OUVIU ALGUM AMIGO OU FAMILIAR FALANDO QUE TEM, NÃO É MESMO?? Quando preocupar? O que fazer para prevenir?
O QUE É OSTEOPOROSE?
A osteoporose é definida como baixa densidade mineral óssea, ou seja, quando os ossos ficam mais frágeis e porosos, predispondo a fraturas de fragilidade que levam a uma diminuição importante da qualidade de vida e limitação funcional no dia a dia.
Mais de 50% das mulheres brancas na pós-menopausa terão uma fratura relacionada à osteoporose, e apenas 33% das mulheres idosas com fratura de quadril retornam à vida da mesma maneira que antes da fratura. Bem preocupante, não é mesmo!? Em homens brancos, o risco de uma fratura osteoporótica é de 20%; no entanto, a mortalidade em homens que têm uma fratura de quadril é o dobro da das mulheres. Homens e mulheres negros tem uma incidência diminuída de osteoporose em comparação com brancos, no entanto, aqueles diagnosticados com osteoporose têm riscos de fratura semelhantes.
O hormônio estrogênio ajuda a manter a massa e densidade óssea. Os níveis de estrogênio de uma mulher caem após a menopausa e a perda óssea acelera. É por isso que a osteoporose é mais comum entre as mulheres à medida que ocorre o envelhecimento.
Os ossos parecem sólidos, porém o interior de um osso é preenchido por uma estrutura esponjosa, com buraquinhos. Os tecidos ósseos são reconstruídos o tempo todo, ocorre uma manutenção constante das células ósseas. Enquanto algumas células constroem novo tecido ósseo, outras dissolvem o osso velho e liberam os minerais no interior.
O QUE ACONTECE COM OS OSSOS COM A IDADE?
Começamos a perder mais osso do que construímos. Simples!!!
A renovação óssea vai ficando prejudicada. Os buraquinhos dentro dos ossos ficam maiores e a camada externa sólida, chamado de osso cortical, se torna mais fina. Se essa perda de densidade óssea for acentuada, é chamada de osteoporose.
E PORQUE DEVEMOS NOS PREOCUPAR?
As fraturas, principalmente as vertebrais, podem passar despercebidas pelas pessoas, já que muitas vezes acontecem por mínimos traumas físicos, como tosse ou pequenos esforços, manifestando-se com o passar do tempo com limitação dos movimentos, acentuação da curvatura nas costas e dor crônica.
Com frequência atribuem, erroneamente, estas manifestações como normais para a idade e não procuram assistência médica, deixando de tratar o problema e fazendo com que se agravem. Os transtornos que uma fratura por osteoporose pode causar são:
– Limitações de movimento,
– Perda da independência,
– Aumentando o risco de complicações e comorbidades como descontroles metabólicos,
– Desvios e deformidades nos membros,
– Dor crônica,
– Aumento da mortalidade.
COMO DIAGNOSTICAR A OSTEOPOROSE?
Como a osteoporose é silenciosa e não costumar gerar dor ou limitações até ocorrer a quebra de um osso, é preciso realizar a avaliação óssea por de um exame chamado Densitometria Óssea. É indicado para os indivíduos com idade superior a 65 anos e antes para as mulheres com idade superior aos 45 anos que tiveram menopausa precoce ou alguma alteração hormonal relacionada, principalmente, ao estrógeno.
O exame da Densitometria Óssea é indolor! Os resultados são relatados como um T-score, que compara sua densidade óssea com a de um jovem saudável do mesmo sexo e etnia. Um T-score de -2,5 ou menor indica osteoporose. O o Z-score, que compara a densidade óssea com pessoas da mesma faixa etária, sexo e etnia.
COMO TRATAR A OSTEOPOROSE?
Vários medicamentos também podem ajudar a combater a perda óssea. Os mais utilizados são os bisfosfonatos. Essa é a primeira linha de tratamento medicamentoso da osteoporose. Esses medicamentos são prescritos pelo médico para pessoas diagnosticadas com osteoporose após o exame alterado da densitometria óssea, ou para aqueles que tiveram uma fratura por fragilidade.
Existem outros medicamentos que atuam como o mesmo intuito, combater a perda óssea e outros que aumentam o crescimento ósseo. Esse tipo que leva ao crescimento ósseo, por enquanto, há apenas um disponível. É eficaz na construção óssea e é indicado para pessoas com osteoporose que estão em alto risco de ter uma fratura.
COMO PREVENIR A OSTEOPOROSE?
As medidas de prevenção contra a osteoporose devem ser tomadas desde a juventude. São três medidas básicas:
– Manter as taxas de cálcio e vitamina D adequadas,
– Tomar sol para fixar a vitamina D no organismo,
– Fazer exercícios físicos. Sempre.
Essas regras devem ser mantidas durante toda a vida.
CANSADO DE OUVIR QUE DEVE FAZER ATIVIDADE FÍSICA, NE?!
PORQUE A ATIVIDADE FÍSICA É TÃO IMPORTANTE?
A atividade física tem efeito protetor sobre o tônus e a massa muscular, que se reflete na melhora do equilíbrio e ajuda a evitar as quedas ao longo da vida. Ajuda a sinalizar para o corpo que necessitamos da massa óssea. O corpo é muito inteligente e otimiza todas as funções, se não houver uso da musculatura, ocorre perda da massa muscular e óssea, pois ele entende que não deve ficar se esforçando para manter algo que não está sendo usado, basicamente, funciona assim.
Mesmo que você já tenha osteoporose, não desanime!
É possível começar a cuidar de seus ossos e evitar as complicações terríveis de uma fratura por fragilidade óssea! Como seus ossos estão se reconstruindo o tempo todo, você pode ajudar a empurrar o equilíbrio em direção a evitar a perda óssea. Procure o médico que entende do assunto para te ajudar!