Nutrologia:
Avaliação dos exames de sangue e de medicamentos em uso, correção de problemas metabólicos e de hábitos alimentares e avaliação dos principais desequilíbrios bioquímicos, fisiológicos e hormonais. Ajuda a melhorar a alimentação, adequar a demanda específica para cada paciente, uso de suplementos, quando necessário para realizar uma avaliação global da saúde.
Para isso ele se dedica a desvendar necessidades e carências de vitaminas e minerais, orientar uma alimentação adequada, bem como identificar desequilíbrios hormonais, enzimáticos e disfunções do organismo em geral.
O que a NUTROLOGIA avalia?
O objetivo principal da primeira consulta é ouvir e entender as queixas do paciente, para então tirar todas as dúvidas, pois quanto mais compreende o propósito de cada modificação sugerida na sua rotina maior será o seu comprometimento com o tratamento.
São abordados os temas como: sobrepeso, insônia, constipação, dor de cabeça, falta de libido, saúde capilar, dificuldade para ganhar músculos e falta de disposição para realizar as tarefas diárias
Na maioria das vezes será necessário avaliar exames laboratoriais para completar a avaliação e tratar de maneira assertiva os problemas apresentados.
Os mais comuns são: hemograma, dosagem das vitaminas C, E, K, A, complexo B, D, dos minerais, zinco, cobre, manganês, selênio, ferritina, ferro sérico, exame coprológico funcional, teste de tolerância à lactose, testes para analisar função do fígado, dos rins, da tireoide, análise do metabolismo da glicose, perfil lipídico e parâmetros inflamatórios, imunológicos, hormonais e enzimáticos. Assim é possível fazer um plano de reposição dos nutrientes deficientes, pela alimentação, suplementação de vitaminas ou minerais e hormonal, se necessário.